Associados & Eventos Notícias

Buscar  
19/5/2017

7 dicas para montar uma boa apresentação em PowerPoint

811.jpg Quem vai fazer uma apresentação em público sempre corre o risco de chamar mais a atenção pelo estilo do PPT do que pelo conteúdo falado, o que pode ser algo desagradável.

Elaborar uma apresentação é um trabalho que requer atenção total e um mínimo de conhecimento de direção de arte e conteúdo para não fazer feio. Ok, se não deu tempo do departamento de marketing da companhia montar seu material, daremos algumas dicas valiosas para você prender a atenção do público e, mais que isso, não passar vergonha.

1. Preparação e maturação das ideias
Antes de colocar a mão na massa nos slides, organize as ideias que estão na cabeça. Risque e rabisque quantas vezes for necessário até contar a história que deseja com começo, meio e fim. Uma dica que pode funcionar é fazer o caminho inverso, começando pelo último slide e fazer o caminho de volta. Dê o passo seguinte só depois de organizar toda a parte textual.
2. Texto curto e objetivo
Esqueça textos longos na apresentação. Não adianta escrever uma frase completa e depois apenas ler para o público. Isso cansa o receptor e não transmite credibilidade – mostra insegurança. O ideal é que o texto sirva como uma marcação (ou lembrete) para a ideia que você quer desenvolver. Use os chamados bullets, seja em ícones ou números. A leitura torna-se dinâmica e mais objetiva. Use no máximo duas fontes diferentes – uma para texto e outra para título e com tamanho apropriado, que possibilite a leitura sem forçar a vista.
3. Use e abuse de recursos visuais
Fotos, ilustrações e infográficos, analise o recurso que melhor se adequa à sua necessidade naquele instante e se apoie nele. Procure combinar de forma harmoniosa texto e imagem. Há bancos de imagens gratuitos que podem ajudar nessa missão (pixabay.com e pexels.com são alguns exemplos). Para infográficos, utilize o canva.com, uma plataforma de design para quem não é especialista no assunto.
4. Atenção às cores
Siga um padrão básico de cores que esteja alinhado à marca da empresa que representa para reforçar a identidade corporativa. Use as variações possíveis e preste bastante atenção nos contrastes, recurso importante para dar vida à apresentação. Um fundo escuro casa muito bem com uma fonte clara, por exemplo. Ou o inverso. Reforce as palavras importantes com negritos, itálicos ou até mesmo destacando a palavra com outra cor.
5. Organização
Falamos acima da importância de manter uma coerência de começo, meio e fim. Isso posto, não se esqueça de montar a apresentação respeitando os diferentes assuntos. Cada slide deve falar sobre uma ideia específica, e nada mais. Não adianta aglomerar muita coisa em uma página só. O conteúdo ficará confuso e pouco funcional. Na revisão final, preste atenção se cada slide pode ser lido em, no máximo, 5 segundos. Acima disso, já fica cansativo.
6. O tamanho ideal
É difícil estabelecer um tamanho ideal para uma apresentação. Tudo vai depender do tempo de exposição, bem como do grande objetivo a que se quer chegar. Fato é que se você teve de correr para encerrar a apresentação no tempo hábil, sinal que houve um descompasso. É melhor que ela seja mais curta do que longa para se tornar agradável ao público. E, além disso, é bom ter em mente sempre que a apresentação nada mais é do que um apoio a quem está discursando. Ela não pode ser um fim em si mesma.
7. Revise com cuidado
Terminou sua apresentação? Então é hora de revisar para não deixar escapar nada, nenhum erro ortográfico ou gramatical – o que colocaria todo o trabalho em xeque. Passe o corretor do próprio programa, já é um começo, mas, para garantir a qualidade final da apresentação, confie a apresentação nas mãos de profissionais de revisão, os quais têm um olhar clínico e treinado para encontrar aquele errinho que passaria batido. Nós oferecemos esse serviço, entre em contato com a Gama!

Gama Traduções e Interpretações!

Expediente:

Comunicação | São Paulo Convention & Visitors Bureau

noticias@visitesaopaulo.com

Busca Agenda

+ busca avançada Buscar   
  Relatório 2016
  ÍNDICE DE PREÇOS - TRIVAGO

Vídeos

7388755

Podcast com todos os eventos acontecendo semanalmente

  SPCVB 33 anos

Twitter